terça-feira, agosto 18, 2009

30 de Agosto'09 | 22h | Club Setubalense


Narrador, narra-me uma narrativa… :: Teatro Estúdio Fontenova

Espectáculo para maiores 06 anos – Duração aproximada: 45 minutos

Entrada livre


A necessidade de contar e ouvir histórias é essencial à espécie Homo Sapiens – necessidade que se posiciona aparentemente em segundo lugar, logo após a alimentação e anterior ao amor e ao abrigo.
Milhões sobrevivem sem amor ou lar, quase ninguém em silêncio; o oposto do silêncio conduz rapidamente à narrativa, e o som das histórias é o som dominante das nossas vidas, dos pequenos relatos do nosso quotidiano até às vastas e incomunicáveis construções de psicopatas.” Price, Reynolds (1978). A Palpable God, New York : Atheneum, p.3.
Na era da comunicação audiovisual o simples acto de contar uma história continua a desempenhar um papel importante nas nossas vidas. O individualismo e a apatia social comprometem a interacção entre indivíduos, constrangendo a partilha de vivências e a criação de um ideário colectivo. O contar de uma história propícia um ponto de partida comum, onde cada pessoa constrói a sua visão particular, acrescentando-lhe os seus «pontos».
A palavra dita, acompanhada de entoações ou gestos, desperta emoções e provoca a imaginação particular dentro de um colectivo.
Se o teatro cumpre em parte esta função, a literatura oral mergulha profundamente nas nossas raízes culturais. Enquanto que na arte teatral a percepção tende a ser mais abrangente, na literatura oral esta depende da vivência pessoal e da imaginação do receptor. Desta forma, a experiência é, de um ponto de vista pessoal, mais intensa.
A literatura oral, por ser um acto para-teatral, e estar intimamente ligada ao nascimento do teatro, surge como uma actividade de extremo interesse, quer pelas razões supracitadas, quer por contribuir para criar o gosto pela leitura.
Desta forma, acompanhando a programação da XI Festa do Teatro realizar-se-á a actividade denominada «Narrador, narra-me uma narrativa…», precedida por tertúlia, onde existirá espaço para partilhar as experiências e pontos de vista suscitados pela obra narrada.

Sem comentários: