terça-feira, agosto 18, 2009

31 de Agosto'09 | 22h | Academia Problemática e Obscura


Conversas de Teatro – O Teatro como Poder :: Fernando Dacosta e Eugénia Vasques

Entrada livre

Num ambiente informal e descontraído, pretende-se conversar, partilhar experiências e trocar ideias tendo como tema “O Teatro como Poder”.

Participantes:

Fernando Dacosta
Ficcionista e autor dramático, formado em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa. Exerceu a actividade profissional de jornalista. Foi galardoado com 10 prémios: G.P. de Teatro RTP, da Associação Portuguesa de Críticos, da Casa da Imprensa (por Um jeep em segunda mão, 1978), G.P. de Reportagem (À Descoberta de Portugal, 1982), Jornalista do Ano Nova Gente (1982), G.P. de Reportagem do Clube Português de Imprensa (Os Retornados estão a mudar Portugal, 1984), G.P. de Litertura Círculo de Leitores (O Viúvo, 1986), P. Fernando Pessoa do jornalismo e P. Gazeta do Clube dos Jornalistas (Moçambique, Todo o Sofrimento do Mundo, 1991), P. Gazeta do Clube dos Jornalistas (O Despertar dos Idosos, 1994). Tem mais de vinte livros publicados em diferentes géneros – reportagem, teatro, romance, narrativa e conto.
Estabeleceu nexos de intertextualidade com outros autores de língua portuguesa que integram ou reflectiram sobre a mitologia do ser português, como Agostinho da Silva, Jaime Cortesão, Antero, Pascoaes, Oliveira Martins, Camões ou Pessoa.

Eugénia Vasques
Eugénia Vasques é Professora-Coordenadora na Escola Superior de Teatro e Cinema. Estudou na Universidade de Paris VIII, na Escola de Teatro do Conservatório Nacional, na Universidade de Lisboa e na University of California, Santa Barbara, USA, onde realizou o seu doutoramento em Hispanic Languages com equivalência, na Universidade Nova, em Estudos Portugueses do Século XX. Crítica de teatro entre 1985 e 2001 (Expresso), assinou centenas de artigos e ensaios sobre Artes Performativas e Estudos sobre as Mulheres, e publicou os volumes Jorge de Sena: Uma Ideia de Teatro (1938-71) [Lisboa, Cosmos, 1998]; Considerações em Torno do Teatro em Portugal nos Anos 90: Portugal/Brasil/África [Lisboa, IPAE, 1998]; Mulheres Que Escreveram Teatro no Século XX em Portugal [Lisboa, Colibri, 2001]; O Que É Teatro [Lisboa, Quimera, 2003]; João Mota, Pedagogo Teatral (Metodologia e Criação) [Lisboa, Colibri/IPL, 2006]. Organiza, actualmente, uma História do Conservatório Nacional e o volume OQue É Encenação [Lisboa, Quimera].

Rui Pina Coelho
Docente na Escola Superior de Teatro e Cinema (Lisboa) e investigador do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras de Lisboa – onde colabora no projecto CETbase, uma base de dados para a história do teatro em Portugal – e do Centro de Investigação em Teatro e Cinema (CITECI). Colabora com o jornal Público, desde Julho 2006, na qualidade de crítico de teatro e membro do Conselho Redactorial da revista Sinais de cena. É membro da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro (APCT). É Mestre em Estudos de Teatro, desde Junho de 2006, com a tese intitulada Casa da Comédia – Um palco para uma ideia de teatro, apresentada à Faculdade de Letras de Lisboa, e licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses. É membro fundador da Trimagisto – Cooperativa de Experimentação Teatral (Évora).

Sem comentários: