terça-feira, agosto 19, 2008

Historial

O Teatro Estúdio Fontenova nasceu oficialmente a 15 de Setembro de 1985.
É uma Associação Cultural, com uma actividade regular, contando com 66 produções de teatro, 1260 espectáculos (dos quais 264 foram em digressão) e com a organização de 15 edições do Festival Internacional de Teatro de Setúbal "Festa do Teatro" que acolhe Companhias de todo o país e do estrangeiro, com Debates, Colóquios, Espectáculos de Música, Mostras de Curtas-Metragens, Exposições de Fotografia e Artes Plásticas.

Organizamos regularmente acções de formação, orientadas por técnicos de reconhecido mérito, contribuindo assim para o desenvolvimento dos nossos colaboradores e formação de públicos.
O Teatro Estúdio Fontenova, embora tenha mais colaboradores, o seu núcleo é constituido por uma pequena equipa de profissionais – fazedores de teatro - uma equipa que constrói, costura, gere e organiza, carrega e monta e apresenta os seus espectáculos. Esta equipa é também reponsável pela organização do FITS "Festa do Teatro".
Uma caminhada sempre pautada de inconformismo, de inquietação e de preocupações de ordem cultural e social, tem-nos levado a muitas alegrias e tempestades, mas também à criação de anticorpos contra a desistência e a apatia, continuando a desempenhar um papel de agente cultural e artístico na região, através da manutenção de um trabalho efectivo com as escolas, as instituições e a comunidade.
Muitos foram já os sonhos concretizados, arduamente, mas muitos mais queremos concretizar, com o objectivo de fortalecer cada vez mais o Teatro Estúdio Fontenova e sedimentar a procura sempre constante de um processo de trabalho, de criação artística e de formação. Além disto, complementar com o desenvolvimento de uma estrutura em que a administração e gestão permitam dar espaço a jovens actores e técnicos.
O teatro é o nosso respirar, é o nosso estar, é a nossa paixão, é a nossa casa, é a nossa profissão, é a nossa vida, é o nosso profundo respeito pela comunhão entre os fazedores e o público.
A 15 de Setembro de 2004 recebeu a medalha de honra da cidade de Setúbal de mérito cultural.

Sem comentários: