terça-feira, agosto 19, 2008

3 e 4 de Setembro


3 de Setembro 22h (Estreia)


4 de Setembro 22h

A Noite Antes da Floresta> Teatro Estúdio Fontenova


Espectáculo para maiores 16 anos – Duração aproximada: 60 minutos.

Escola Sebastião da Gama

Bilhetes: 7€
Descontos: 5€ (desconto para estudante
s, menores de 25, maiores de 65 e aderentes PIN Cultura)

A peça de Bernard-Marie Koltés, apresenta o encontro de dois seres que vagueiam na noite, estrangeiros e marginalizados.
Numa esquina de uma cidade qualquer, um homem que, sem ter para onde ir e completamente ensopado pela chuva, tenta comunicar com outro homem na rua, estabelecer um contacto humano em condições desumanas de sobrevivência. Quem será esse interlocutor? Pode ser o próprio espectador ou ainda um duplo do personagem, um espectro?
A Noite Antes da Floresta é uma descida aos infernos, é a voz de um imigrante de um marginal de um excluído. Não sabemos o seu nome, nem quem é, somente que está sozinho e que fala, fala sem parar. Um vigoroso grito de amor que se perde numa noite fria e chuvosa.
Um monólogo que tenha a capacidade empática com o público, abanando-o na sua consciência de humanos e de intervenientes nesta sociedade humana, muitas vezes desumanizada, indiferente e pouco solidária onde a xenofobia e a exclusão são a sua expressão mais visível, é o desafio estético e interpretativo que nos propomos vencer, trocando os nossos sapatos de primeiro mundo por chinelos de dedo, na luta intima por uma nova humanidade.
As dificuldades de interpretação do próprio texto, pela sua natureza e de grande complexidade na composição da personagem, levam-nos para soluções estéticas muito difíceis de concretizar a nível técnico o que torna tudo ainda mais apaixonante. Não posso deixar de referir a dedicação de toda a equipa, mas seria injusto se não realçasse o trabalho do actor Eduardo Dias que excedeu as minhas expectativas, pelo sentido de sacrifício e capacidade de trabalho.
José Maria Dias

Texto Bernard-Marie Koltés; Tradução Eduardo Dias; Encenação, Espaço cénico e Desenho de luz José Maria Dias; Banda sonora original João Sol; Interpretação e Caracterização Eduardo Dias; Figurino Graziela Dias; Edição de vídeo e Assistência de encenação Leonardo Silva; Manobra de cordas Ricardo Mondim e José Pedro Duarte; Montagem, operação de luz e som Júlio Mendão.

Sem comentários: