terça-feira, agosto 19, 2008

6 de Setembro

6 de Setembro | 22h

A Verdadeira História do Carvalhal> ESTE – Estação Teatral da Beira Interior

Espectáculo para maiores 12 anos – Duração aproximada: 60 minutos.

Anfiteatro da Escola Sebastião da Gama (Comercial)

Bilhetes: 7€
Descontos: 5€ (desconto para estudantes, menores de 25, maiores de 65 e aderentes PIN Cultura).
– De quem é o Carvalhal?
– É do Senhor Garrett…
Em 1890, a família Garrett era uma das mais importantes do distrito. Explorava as pastagens do Carvalhal e a Irmandade do Santíssimo as castanhas. O povo do Souto da Casa, por sua vez, detinha o cultivo da terra. Mas houve uma época em que o rico proprietário incumbiu o seu feitor, António Antunes Aquém, de ocupar todos os terrenos e não deixar que se cultivasse. Então, os sinos tocaram a rebate, o povo juntou-se e Aquém, desde o alto da Serra até ao povoado, foi obrigado a carregar um pesado tronco de castanheiro às costas.
– De quem é o Carvalhal? – Insistiam. – É vosso… – Respondia o castigado, vencido pela dura provação.
Mas não era ainda isto que todos queriam ouvir. E foi vê-lo descer encosta abaixo carregando a sua cruz. Foi o seu sofrimento, a sua aflição – afinal o sofrimento e a aflição de um povo – que o fez proferir, alto e bom som, as palavras ajustadas.
– De quem é o Carvalhal? – O Carvalhal… é nosso!

A ESTE – Estação Teatral encontra nesta já lendária história da sua região o rudimento para criar um novo espectáculo, transmitindo assim as bases da sua teatralidade. Numa comunicação directa, onde o Teatro se faz com o espectador, o gesto, o movimento, a acção e a música dos bombos e do pífaro expressam a força telúrica de uma história regional que serviu de inspiração para a Revolução dos Cravos, em Abril de 1974, e se nos depara hoje como feliz metáfora de uma sociedade que permite com assustadora passividade que poucos Garrett fiquem com todas as castanhas…

Encenação e Dramaturgia Nuno Pino Custódio; Cenografia e Figurinos Marta Carreiras; Musica José Reis Fontão Desenho de Luz Pedro Fino; Interpretação Carlos Pereira, Maria Vasconcelos e Rui M.Silva; Interpretação Musical Alexandre Barata, António Supico, Pedro Sousa e José Emílio Martins.

Sem comentários: