terça-feira, agosto 19, 2008

5 de Setembro


5 de Setembro | 22h

Grão de Bico> Teatro O bando


Espectáculo para maiores 3 anos – Duração aproximada: 50 minutos.

Escola Sebastião da Gama

Bilhetes: 7€

Descontos: 5€ (desconto para estudantes, menores de 25, maiores de 65 e aderentes PIN Cultura)

Baseado num conto de tradição oral, que nos revela inúmeras versões, este Grão de Bico é recriado num ambiente intimista, no qual o multimédia estabelece a ponte para lá do (in) visível, entre o espectador e a sua imaginação.

Quando nos aproximamos visualmente de algo os detalhes tornam-se mundos. E são esses mundos feitos de grandes detalhes microscópicos que nos ajudam a narrar a pequena história de um grande herói, uma história na qual o corpo se torna universo e o espectador, viajante.
“O Grão de Bico prova quão possível é cativar o público mais jovem, tornando-o até num elemento cénico. O bando encontrou uma boa fórmula para entreter crianças, mas também adultos: dois actores em palco, uma minicâmara de filmar e um ecrã gigante que passava as imagens de pormenores do corpo de um dos protagonistas. Uma paisagem inesperada habitada por um ser invisível, mas que ganha contornos reais quando reconstituídos mentalmente: um ser pequenino, o grão de bico, o filho desejado pelas personagens que fazem uma viagem ao futuro e o recriam, irrequieto, endiabrado, caminhando por entre os poros e os pêlos do pai imaginário, como se fosse um campo de searas, uma montanha, um bosque. A interacção com as crianças neste novo mundo é parte essencial da peça, mantendo-as interessadas com o desenrolar da vida do invisível grão de bico. Estimular o imaginário infantil é assim o ponto de encontro entre o objectivo da encenação e o entretenimento ansiado pelos meninos (...)” Rita Quintela “Diário de Notícias” Diário de Notícias
Encenação João Brites – A partir de uma ideia de Raul Atalaia; Corporalidade Luca Aprea; Música Jorge Salgueiro; Figurinos e adereços Clara Bento; Interpretação Fátima Santos e Raul Atalaia; Parcerias Centro Cultural de Vila Flor e Centro Cultural de Belém.

Sem comentários: